Berlim: onde ficar e onde comer #viagens #post3
Essa viagem foi no
último mês de junho, entre os dias 20 e 24. Pra não deixar a leitura muito cansativa, resolvi dividir as dicas em dois posts. Vamos ao primeiro:
Como
chegamos:
Chegamos em
Berlim, pela Air Berlin (boa companhia), a partir de Munique. Aliás, acredito que, do Brasil, só há voos
diretos para Frankfurt ou Munique (ao menos foi isso o que mostrou
uma recente pesquisa no Skyscanner).
Onde
ficamos:
A escolha foi o
Centro (“Mitte”, em alemão), vizinho à estação de metrô
Spitellmarkt. Hotel com boa avaliação no Booking, da rede Best
Western, e opção com ou sem café da manhã (escolhemos sem, para
termos a experiência de comer nos arredores). Inúmeros blogs
recomendaram o Mitte, para a estada. Mas aí vai a grande dica:
essa parte do Mitte é meio deprê (como diz Érika), um pouco vazia,
com cara de abandono. Sem dúvida nenhuma, a parte do Mitte, perto do
Hotel The Circus e do Café Fleury, tem uma atmosfera bem mais
interessante. Então vale uma pesquisa por hotéis perto desses dois
pontos.
Onde
comemos/bebemos:
Percebi
agora que sempre começo falando de comida antes mesmo dos passeios
kkk Mas sair para comer não deixa de ser um passeio, não? Então…
Pois
bem, falar de comida em Berlim é lembrar, primeiramente, de
currwurst (wurst é salsicha em alemão) de kepbap
(prato turco, mas que, desde os anos 70, caiu no gosto dos
berilnenses). Por todos os lugares da cidade você encontra
banquinhas e lanchonetes de currywurst e de kepbap. Aliás, por lá,
existe até um Museu do Currywurst. É muita paixão, viu? kkk O
currrywurst é um prato simples e que, na minha opinião, não tem
nada de extraordinário: salsicha, batata frita, ketchup e um pouco
de curry. Fiquei um pouco decepcionado com o sabor, mas, tudo bem,
tinha que provar. E, no quesito currywurst, o mais famoso de Berlim é
o Wurst 36 (fica perto da Estação de Metrô de Mehrindamm,
mas tem uma “filial” - que não aparece nos sites de busca – na
entrada do Zoo de Berlim). Quanto ao kepbap, me indicaram o Mustafa´s
Gemuse, que fica vizinho ao Wurst 36, mas, infelizmente, não
deu pra prová-lo.
-
Spitelleck. “Eck”, em
alemão, significa esquina. Então, esse simpático restaurante fica
próximo (na verdade, em frente) à estação de Spittelmarkt. Foi
uma agradável surpresa, pois
indicado pelo pessoal do hotel (sempre tenho reservas com essas
indicações, mas dessa vez
foi acertada). Queria
provar uma outra comida típica, diferente de salsichas, e fui de
Schnitzel,
e gostei.
É praticamente o nosso bife à milanesa, só que muitas vezes feito
de porco ou vitela
(sinceramente, não sei se comi porco ou vitela, mas tava bom!), e
com um toque de limão. De sobremesa, fui de Apfelstrudel
(parece que na Áustria
se escreve assim, enquanto na Alemanha, só strudel)
com sorvete. Como provei strudel em outros lugares, posso dizer que o
do Spitelleck foi o melhor da viagem.
![]() |
| Apfelstrudel do Spiteleck |
- Vapiano. Essa rede alemã (a 1º unidade foi em Hamburgo), estilo “Spoleto chique”, está espalhada pelo mundo. É comida italiana. No Brasil, parece que há unidades em Ribeirão Preto e São Paulo. Como não conhecia a comida, não queria andar muito após um passeio pela Torre de TV e estava um pouco abusado de porco e salsicha, entrei nesse restaurante e gostei bastante do clima, do sabor e do custo-benefício.
-
Alt Bayern. Bayern, em alemão, é Baviera/Bavária (há um debate sobre qual a tradução correta para o português!). Assim, se você está fazendo uma viagem à
Alemanha, e não passou pela Baviera (escolhi falar assim), o Alt
Bayern é uma ótima opção pra conhecer a culinária daquela
região. Fica numa rua linda, com um super astral, perto da famosa
praça Postdamer Platz. Por lá trabalha (ou trabalhava) um simpático
garçom brasileiro, chamado Luciano, que certamente lhe explicará
direitinho o cardápio. De entrada, recomendo uma ótima sopinha
com…salsichas, claro! Kkk
–
Café Fleury. Ao lado do
Glockenspiel, em Munique, esse café da manhã foi o mais gostoso que
tomei na Alemanha. Além de ter um saboroso e sortido (frutas,
iogurte, queijos, pães) café da manhã, o Café Fleury está
situado numa rua muito agradável, cheia de gente estilosa. Nas
pesquisas que fiz, o Café Fleury sempre estava no “Top 5” dos
melhores de Berlim. Não decepcionou. Tem um melhor custo-benefício
do que um outro afamado Café berlinense: o Distrikt
Coffee (fomos, é extramente estiloso, mas não chegamos a
ficar, pois preferimos seguir para o Fleury).
OBS:
se você também se apaixonar pela região do Café Fleury, e queira repetir algum lanche/café pelos
arredores, há um simpático café português em frente ao Fleury.
Por lá (como é costume em vários cafés de Berlim), você pega o
seu café pra tomá-lo na calçada, numa espécie de arquibancada,
vendo o movimento.
![]() |
| Érika, praticamente uma berlinense :) |
-
Kilkenny Irish Pub. “Mas Fred, você vai para
Alemanha tomar cerveja num pub irlandês?” É, foi isso. Entre um
trem e outro, resolvi tomar uma Guiness nesse pub, vendo os clientes
se divertirem na torcida pelo rugby, através dos diversos monitores
do bar. Fica embaixo da Estação Hackescher Markt. Ainda não
conheço a Irlanda, mas me senti por lá!
-
Barraquinha “Original
Thüringer Rostbratwurst”, no Hackescher
Markt. Comi nessa
barraquinha a melhor salsicha da viagem. Sensacional! Lembra linguiça
na brasa.
| A melhor que provei! |
-
Kamps. É uma rede de padarias de Berlim. Fui numa unidade que
fica na entrada do Tiergarten (maior parque de lá). Apesar de não
ter gostado muito do setor do Tiergarten perto do Zoo (sujo e com
algumas pessoas usando drogas ao redor), foi interessante embrulhar
doces (um ótimo tartelete de morango, p. ex) e lavá-los pra comer
num banco de parque.
-
MacLaren´s Pub Uma das maiores
surpresas da viagem. Durante o despretensioso passeio pelo bairro
hipster Friedrichshain, encontrei um bar inspirado no famoso
pub da série How I Met Your Mother. Os fãs do quinteto Marshall,
Lily, Robin, Ted e Barney vão pirar com o local. Em uma busca pelo
Google não localizei nenhum site em português que falasse desse
pub. Logo, para os amantes da série, a dica é de ouro💥. Após
descobrir o bar, voltei por lá à noite para conhecê-lo. Não é
bem uma réplica do fictício bar novaiorquino, mas ao menos você
encontrará: uma fachada muito parecida com a “original”, mesas e
sofás iguais aos da série, bandeira do Canadá (justa homenagem à
Robin), um stormtrooper grandão (salve Barney!), além de áudios da
série rolando no banheiro e um menu com os nomes dos personagens.
Ah, o ator Jason Segel, que interpreta Marshall, já esteve por lá
(há uma foto dessa visita).
![]() |
| It was legen...wait for it...dary! Legendary! |



Comentários
Postar um comentário