Berlim: onde ficar e onde comer #viagens #post3



Essa viagem foi no último mês de junho, entre os dias 20 e 24. Pra não deixar a leitura muito cansativa, resolvi dividir as dicas em dois posts. Vamos ao primeiro:

Como chegamos:

Chegamos em Berlim, pela Air Berlin (boa companhia), a partir de Munique. Aliás, acredito que, do Brasil, só há voos diretos para Frankfurt ou Munique (ao menos foi isso o que mostrou uma recente pesquisa no Skyscanner).

Onde ficamos:

A escolha foi o Centro (“Mitte”, em alemão), vizinho à estação de metrô Spitellmarkt. Hotel com boa avaliação no Booking, da rede Best Western, e opção com ou sem café da manhã (escolhemos sem, para termos a experiência de comer nos arredores). Inúmeros blogs recomendaram o Mitte, para a estada. Mas aí vai a grande dica: essa parte do Mitte é meio deprê (como diz Érika), um pouco vazia, com cara de abandono. Sem dúvida nenhuma, a parte do Mitte, perto do Hotel The Circus e do Café Fleury, tem uma atmosfera bem mais interessante. Então vale uma pesquisa por hotéis perto desses dois pontos.

Onde comemos/bebemos:

Percebi agora que sempre começo falando de comida antes mesmo dos passeios kkk Mas sair para comer não deixa de ser um passeio, não? Então…

Pois bem, falar de comida em Berlim é lembrar, primeiramente, de currwurst (wurst é salsicha em alemão) de kepbap (prato turco, mas que, desde os anos 70, caiu no gosto dos berilnenses). Por todos os lugares da cidade você encontra banquinhas e lanchonetes de currywurst e de kepbap. Aliás, por lá, existe até um Museu do Currywurst. É muita paixão, viu? kkk O currrywurst é um prato simples e que, na minha opinião, não tem nada de extraordinário: salsicha, batata frita, ketchup e um pouco de curry. Fiquei um pouco decepcionado com o sabor, mas, tudo bem, tinha que provar. E, no quesito currywurst, o mais famoso de Berlim é o Wurst 36 (fica perto da Estação de Metrô de Mehrindamm, mas tem uma “filial” - que não aparece nos sites de busca – na entrada do Zoo de Berlim). Quanto ao kepbap, me indicaram o Mustafa´s Gemuse, que fica vizinho ao Wurst 36, mas, infelizmente, não deu pra prová-lo.

- Spitelleck. “Eck”, em alemão, significa esquina. Então, esse simpático restaurante fica próximo (na verdade, em frente) à estação de Spittelmarkt. Foi uma agradável surpresa, pois indicado pelo pessoal do hotel (sempre tenho reservas com essas indicações, mas dessa vez foi acertada). Queria provar uma outra comida típica, diferente de salsichas, e fui de Schnitzel, e gostei. É praticamente o nosso bife à milanesa, só que muitas vezes feito de porco ou vitela (sinceramente, não sei se comi porco ou vitela, mas tava bom!), e com um toque de limão. De sobremesa, fui de Apfelstrudel (parece que na Áustria se escreve assim, enquanto na Alemanha, só strudel) com sorvete. Como provei strudel em outros lugares, posso dizer que o do Spitelleck foi o melhor da viagem.

Apfelstrudel do Spiteleck

- Vapiano. Essa rede alemã (a 1º unidade foi em Hamburgo), estilo “Spoleto chique”, está espalhada pelo mundo. É comida italiana. No Brasil, parece que há unidades em Ribeirão Preto e São Paulo. Como não conhecia a comida, não queria andar muito após um passeio pela Torre de TV e estava um pouco abusado de porco e salsicha, entrei nesse restaurante e gostei bastante do clima, do sabor e do custo-benefício.

- Alt Bayern. Bayern, em alemão, é Baviera/Bavária (há um debate sobre qual a tradução correta para o português!). Assim, se você está fazendo uma viagem à Alemanha, e não passou pela Baviera (escolhi falar assim), o Alt Bayern é uma ótima opção pra conhecer a culinária daquela região. Fica numa rua linda, com um super astral, perto da famosa praça Postdamer Platz. Por lá trabalha (ou trabalhava) um simpático garçom brasileiro, chamado Luciano, que certamente lhe explicará direitinho o cardápio. De entrada, recomendo uma ótima sopinha com…salsichas, claro! Kkk

Café Fleury. Ao lado do Glockenspiel, em Munique, esse café da manhã foi o mais gostoso que tomei na Alemanha. Além de ter um saboroso e sortido (frutas, iogurte, queijos, pães) café da manhã, o Café Fleury está situado numa rua muito agradável, cheia de gente estilosa. Nas pesquisas que fiz, o Café Fleury sempre estava no “Top 5” dos melhores de Berlim. Não decepcionou. Tem um melhor custo-benefício do que um outro afamado Café berlinense: o Distrikt Coffee (fomos, é extramente estiloso, mas não chegamos a ficar, pois preferimos seguir para o Fleury).

OBS: se você também se apaixonar pela região do Café Fleury, e queira repetir algum lanche/café pelos arredores, há um simpático café português em frente ao Fleury. Por lá (como é costume em vários cafés de Berlim), você pega o seu café pra tomá-lo na calçada, numa espécie de arquibancada, vendo o movimento.


Érika, praticamente uma berlinense :)

- Kilkenny Irish Pub. “Mas Fred, você vai para Alemanha tomar cerveja num pub irlandês?” É, foi isso. Entre um trem e outro, resolvi tomar uma Guiness nesse pub, vendo os clientes se divertirem na torcida pelo rugby, através dos diversos monitores do bar. Fica embaixo da Estação Hackescher Markt. Ainda não conheço a Irlanda, mas me senti por lá!

- Barraquinha “Original Thüringer Rostbratwurst”, no Hackescher Markt. Comi nessa barraquinha a melhor salsicha da viagem. Sensacional! Lembra linguiça na brasa.

A melhor que provei!

- Kamps. É uma rede de padarias de Berlim. Fui numa unidade que fica na entrada do Tiergarten (maior parque de lá). Apesar de não ter gostado muito do setor do Tiergarten perto do Zoo (sujo e com algumas pessoas usando drogas ao redor), foi interessante embrulhar doces (um ótimo tartelete de morango, p. ex) e lavá-los pra comer num banco de parque.

- MacLaren´s Pub Uma das maiores surpresas da viagem. Durante o despretensioso passeio pelo bairro hipster Friedrichshain, encontrei um bar inspirado no famoso pub da série How I Met Your Mother. Os fãs do quinteto Marshall, Lily, Robin, Ted e Barney vão pirar com o local. Em uma busca pelo Google não localizei nenhum site em português que falasse desse pub. Logo, para os amantes da série, a dica é de ouro💥. Após descobrir o bar, voltei por lá à noite para conhecê-lo. Não é bem uma réplica do fictício bar novaiorquino, mas ao menos você encontrará: uma fachada muito parecida com a “original”, mesas e sofás iguais aos da série, bandeira do Canadá (justa homenagem à Robin), um stormtrooper grandão (salve Barney!), além de áudios da série rolando no banheiro e um menu com os nomes dos personagens. Ah, o ator Jason Segel, que interpreta Marshall, já esteve por lá (há uma foto dessa visita).

It was legen...wait for it...dary! Legendary!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berlim: o que fazer, como se locomover #viagens #post4

Munique: onde ficar, onde comer, o que fazer e etc #viagens #post2